As sessões da Prática do Risco são pensadas para todos os que desejem praticar as artes visuais de modo livre e descontraído, por isso é possível acompanhá-las em regime regular ou esporádico, individualmente ou em família. Estas sessões exploram um leque variado de metodologias, técnicas e materiais, decorrendo num ambiente informal e em que se incentiva olhar para o erro como parte do processo criativo. São estruturadas como unidades avulsas, para permitirem uma maior liberdade aos participantes. As sessões são ministradas por Zoom, mas cada uma compreende um número limitado de vagas presenciais.
Em cada unidade propõe-se uma técnica artística diferente, com um grau de dificuldade que pode ser mais ou menos desafiante de acordo com a idade e a mestria do participante. As unidades são lançadas com uma ficha descritiva da sessão, em que se incluiu uma escala de dificuldade e uma lista de material. As sessões são avulsas e decorrem com uma regularidade semanal (ver informação de calendário), prevendo duas modalidades de participação – presencial e por Zoom –, podendo a aquisição das unidades ser feita individualmente ou em pacotes mensais. Todas as sessões são gravadas, pelo que também podem ser acompanhadas de modo diferido (caso o participante não possa assistir no horário em que decorrem).
As sessões são leccionadas pelo Marc na Oficina do Erro (situada na Fábrica da Pólvora de Barcarena). Para os participantes que pretendam acompanhá-las presencialmente, serão disponibilizados os materiais necessários, razão pela qual a estas sessões acrescerá um pequeno valor relativo ao custo do material.