Julho, 2022

Esta actividade vai repetir-se

06jul10:3012:00OFICINAS «À BEIRA D’ÁGUA» NA PRAIA DE PAÇO DE ARCOSUm jornal comunitário feito por e para os banhistas de Oeiras10:30 - 12:00 Praia de Paço de ArcosPara quem?:Adultos,Famílias e público em geral (a partir dos 7)

Beira de Água

Sinopse

Num ciclo de quatro oficinas, vamos construir um jornal totalmente criado pelos banhistas e para os banhistas. Vamos fazer entrevistas, traçar retratos, desenhar labirintos para desafiar os intelectos escaldantes, construir cadáveres esquisitos mirabolantes e, por fim, coser tudo num caderno de fazer inveja aos heliófobos. Em Agosto, uma edição de 200 exemplares do À Beira d’Água estará pronta a distribuir na Biblioteca de Praia de Paço de Arcos.

 

Oficina 1

1 de Julho das 16h00 às 17h30 – Retratos soalheiros
oficina de diário gráfico na praia

Nesta manhã de praia, vamos sentar-nos em frente de um dos nossos amigos, olhar bem para ele, e mergulhar nos detalhes do seu rosto. Quantas cores tem uma íris? Que tal as sobrancelhas? Que sombras faz o sol hoje? Depois do desenho, vamos completar os retratos com histórias, porque as pessoas nunca são apenas o que vemos delas. Num exercício de jornalismo gráfico à beira d’água.

Oficina 2

6 de Julho das 10h30 às 12h00 – Perdidos em labirintos
oficina de criação de puzzles

 

Nesta oficina, vamos criar labirintos para preencher as pausas ociosas dos banhistas.

É mais fácil criar um bom labirinto do que sair dele! Vamos desenhar labirintos com silhuetas feitas a partir de alguma coisa da praia. Depois, inventamos os nossos próprios percursos e vamos deixar-nos inspirar pela paisagem e pelas curiosidades da praia. A luz do sol iluminará as falsas saídas com que vamos entreter os leitores do nosso jornal.

 

Oficina 3

17 de Julho das 10h30 às 12h00 – Biquíni exquis
oficina de cadavre exquis

Quantas pernas tem o senhor que está a comer a bola-de-berlim? E quantos pés tem um búzio? E se o senhor tivesse os pés do búzio? E o búzio, o boné do teu primo? E o teu primo, o fato-de-banho do avô Agostinho? E o avô, as asas de uma gaivota?…

Uma oficina para aprendermos a desenhar pessoas e animais da praia de forma divertida e sintética. Vai ser uma manhã para desenhar, rir, desenhar mais ainda, e rir ainda mais.

Oficina 4

4 de Agosto das 10h30 às 12h00 – Encadernar de chinelos
oficina de encadernação

Nesta oficina, vamos aprender a construir um livro, encadernando, com as nossas próprias mãos, um exemplar do jornal comunitário À Beira d’Água. Cada participante irá aprender a usar as diferentes ferramentas e, assim, desempenhar um papel crucial na produção desta edição, que será distribuída nas praias do município de Oeiras. O jornal incluirá uma seleção de biquíni exquis, uma secção de diário gráfico e muitos puzzles! E não te preocupes se nunca costuraste papel – é mais fácil do que aprender a nadar.

 

 

LOCAL: Bilioteca de Praia de Paço de Arcos
DATAS: 1 de Julho, das 16h30 às 17h30; 6 e 17 de Julho e 4 de Agosto, das 10h30 às 12h00
DURAÇÃO: 1,5 horas
PÚBLICO-ALVO: Adultos e Famílias com crianças a partir dos 7 anos
LOTAÇÃO: MÍN. 4 MÁX. 15
PREÇO: Entrada Livre (Todos os materiais estão incluídos)
INSCRIÇÕES: oeirasaler@oeiras.pt ou nos balcões das Bibliotecas de Praia
INFORMAÇÕES: Marc Parchow | (+351) 91 731 7022 | ninho@qualalbatroz.pt

Mais informação

Quando

(Quarta-feira) 10:30 - 12:00

Onde

Praia de Paço de Arcos

Inscrições

Biblioteca Municipal de OeirasA Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento do nível da formação sociocultural dos munícipes de Oeiras, de modo a que estes acompanhem as rápidas mutações económicas, sociais e culturais impostas pela sociedade contemporânea e desenvolvam competências individuais que contribuam para uma maior autonomia e participação social.oeirasaler@oeiras.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Saudações

A nossa sede

Morada Rua Cesário Verde 7 CV DT

2780-218 Oeiras


Telemóvel (Marc)(+351) 91 731 7022

Email geralninho@qualalbatroz.pt

A Oficina do Erro

Morada Fábrica da Pólvora, Ed. 25

Estrada das Fontainhas

2730-085 Barcarena

 

Horário: Estamos na oficina da parte da manhã, mas é sempre melhor confirmar antes. (contactos aqui ao lado)

A nossa Newsletter

Não perca nem um dos nossos projectos, nem uma das nossas actividades, nenhuma das nossas tramóias presentes, passadas e futuras. Subscreva já a nossa newsletter catita!

Subscrever
X