Captação de Áudio para Vídeo

Captação de Áudio para Vídeosáb14out(out 14)09:00dom15(out 15)18:0009:00 - 18:00 (15) Workshop intensivo para videógrafos, com Miguel Sotto MayorFábrica da Pólvora de Barcarena, Estrada das Fontainhas | 2730-085 Barcarena

Sinopse

Esta formação, de forte componente prática, abordará todos os aspectos técnicos que precisa de conhecer para gravar e monitorizar áudio para vídeo, tirar o melhor partido do seu equipamento e produzir os seus áudios com um padrão de qualidade profissional.

O espaço onde vai ser ministrada a formação é a Fábrica da Pólvora de Barcarena, que, pela sua localização e envolvência, oferece condições excepcionais para explorar uma multiplicidade de ambiências e estímulos audiovisuais.

A formação compreende uma componente teórica, que lançará os alicerces para um conjunto variado de tarefas práticas, através das quais aprenderá a tirar o melhor partido do equipamento e a ganhar à-vontade para aplicar técnicas de captação de áudio.

A formação disponibilizará vários equipamentos de áudio de gama profissional e semiprofissional. Os ficheiros áudio captados durante as tarefas práticas serão analisados num editor de áudio, após o que serão aplicadas as diferentes ferramentas de pós-produção áudio que podem ser utilizadas para melhorar e corrigir problemas na captação, tais como posicionamento deficiente do(s) microfone(s), níveis de gravação, ruídos de fundo ou problemas de acústica.

DATA: [horário 1] 14 e 15 de Outubro, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00  · [horário 2] 16 e 17 de Outubro, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
DURAÇÃO: 16 horas
PÚBLICO-ALVO: Técnicos de câmara/videógrafos que pretendam aprender ou melhorar técnicas de captação de áudio para projectos audiovisuais.
LOTAÇÃO: MÍN. 6 MÁX. 12
PREÇO: 200 € (por inscrição)
REQUISITOS: Não há!
INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES: Miguel Sotto Mayor | (+351) 91 759 70 70 | audiomay@gmail.com

LOCAL Oficina do Erro (Edifício 25) – Fábrica da Pólvora
MORADA: Estrada das Fontainhas, 2730-085 Barcarena

PROGRAMA

Componente teórica (6 horas):

  • Teoria do som
  • Áudio digital
  • Microfones
  • Gravadores de áudio
  • Monitorização
  • Sistemas de microfones wireless

Componente prática (10 horas):

  • Simular situações reais: entrevistas, depoimentos, locuções (em ambiente interior e exterior)
  • Seleccionar microfones de acordo com as situações
  • Colocar microfones, assumidos e dissimulados
  • Pós-produção de áudio

Se possível (havendo tempo e condições), serão reproduzidas situações propostas pelos participantes no âmbito dos métodos de captação de som.
Os participantes podem trazer o seu próprio equipamento (câmaras, microfones, gravadores, etc.), para esclarecimento de eventuais dúvidas.

SOBRE O FORMADOR

Miguel Sotto Mayor trabalha, desde 1989, como operador de som/director de som em audiovisual.
Participou em numerosos projectos, corporativos e institucionais: séries de ficção, telenovelas, reality shows, filmes, publicidade, bem como programas de entretenimento, desportivos e de informação.
Desde 1994, é pós-produtor de som e sound designer.
Diplomado, em 1999, em Engenharia de Som pela SAE (Londres). Frequentou, em 2001 e 2002, cursos de Áudio Digital e Som Surround no centro de formação da BBC, no Reino Unido.
Operador certificado pela Avid em Pro Tools HD, em 2007.
Formador certificado pela Avid em Pro Tools, em 2012.
Formador de áudio na escola Restart, entre 2006 e 2019.
Formador de áudio na escola World Academy, de 2015 até ao presente.

COMO CHEGAR À FÁBRICA DA PÓLVORA?
Vindo de automóvel
– Pela A5 (Lisboa/Cascais): Saída Porto Salvo, direcção São Marcos, pela estrada do Tagus Park, sair na 3.ª rotunda à direita (1.ª saída – direcção São Marcos), logo a seguir sair de novo na 1.ª saída da rotunda, depois seguir as placas para a Fábrica da Pólvora. Dica: procure “Rua da Estrada da Pólvora” no GPS.
– Do IC19 (Lisboa/Sintra): Saída Tercena, direcção Barcarena, seguir as placas com indicação para a Fábrica da Pólvora. Dica: Procure “Universidade Atlântica” no GPS.

Vindo de comboio (com ligação a transportes rodoviários)
– Estação Monte Abraão (Autocarro 117, direcção Caxias)
– Estação Massamá-Barcarena (20 min a pé)
– Estação Caxias (Autocarro 117, direcção Monte Abraão)

Uma vez na Fábrica, pode perguntar ao segurança de serviço pela Oficina do Erro, pelo edifício 25 ou pela Qual Albatroz – vai tudo dar a nós. 🙂

(Um dia destes, vamos desenhar um mapa catita.)

OBSERVAÇÕES
As sessões com uma componente de ar livre estão sujeitas às condições atmosféricas.
A realização da actividade será confirmada quando for atingido o número mínimo de inscrições.
A actividade pode ser cancelada por razões imprevistas. Nessa circunstância, os inscritos serão notificados com a maior brevidade possível.
🙂

Mais informação

Inscrições

Qual Albatroz

(+351) 91 731 7022 (Marc Parchow) | ninho@qualalbatroz.pt Fábrica da Pólvora, edifício 25, Estrada das Fontainhas, 2730-085 Barcarena

Learn More

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Saudações

A nossa sede

Morada Rua Cesário Verde 7 CV DT

2780-218 Oeiras


Telemóvel (Marc)(+351) 91 731 7022

Email geralninho@qualalbatroz.pt

A Oficina do Erro

Morada Fábrica da Pólvora, Ed. 25

Estrada das Fontainhas

2730-085 Barcarena

 

Horário: Estamos na oficina da parte da manhã, mas é sempre melhor confirmar antes. (contactos aqui ao lado)

A nossa Newsletter

Não perca nem um dos nossos projectos, nem uma das nossas actividades, nenhuma das nossas tramóias presentes, passadas e futuras. Subscreva já a nossa newsletter catita!

Subscrever