Conceição Candeias

JoséAutores

Porta-estandarte da Qual Albatroz
Revisora

Vem das Letras, com formação académica em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Começou a ser revisora sem querer, em 1993, mas depressa descobriu que antes de o ser já o era. Para não contrariar o destino, dedicou-se com afinco à revisão e à edição de texto, vindo a descobrir na profissão um meio eficaz de conciliar o silêncio, o saber e a mudança, e uma maneira discreta e instrutiva de usar o erro como um catalisador benigno do conhecimento e do desenvolvimento pessoal.

Em 2005, a convite de José Carlos Alfaro, começou a ser formadora da disciplina de revisão e edição de texto na Pós-Graduação em Edição – Livros e Novos Suportes Digitais (onde conheceu Marc Parchow), e, a partir de 2006, docente da Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto, na Universidade Católica Portuguesa.

Na qualidade de formadora de revisão e edição de texto, teve o privilégio de participar em intercâmbios fecundos, humana e profissionalmente, o que se revelou dos desafios mais estimulantes da sua vida.

Gosta de acertos e de erros em partes iguais, mas não em simultâneo e, de vez em quando, comete os dela, ensaiando duvidosas combinações de palavras, papel e tinta. Depois, obedecendo a uma tendência incorrigível, reescreve, refaz… e vai tentando errar cada vez melhor.

As suas aptidões profissionais, desde que se juntou à Qual Albatroz (em 2010), passaram a incluir a vertente manual, bem como a concepção e a organização de actividades educativas, projectos de mediação de leitura e a prática de diversas técnicas artesanais.

Livros escritos:


O Primeiro Livro
Conceição Candeias e José Carlos Dias | Qual Albatroz, 2013 | ISBN: 978-989-98573-4-6

The Very First Book
Conceição Candeias e José Carlos Dias | Qual Albatroz, 2013 | ISBN: 978-989-98573-5-3