Quem somos
E das coisas que fazemos
A Qual Albatroz foi criada em Setembro de 2007 e trabalha em quatro vertentes complementares: edição; acção educativa; intervenção artística; ecologia e responsabilidade social. Estas quatro vertentes emanam da convicção de que o ser humano só manifesta plenamente o seu potencial e desenvolve a sua cidadania de modo íntegro se puder ter acesso à cultura em condições de igualdade, respeitar e proteger o meio ambiente, partilhar as suas experiências com outros solidariamente, e participar activa e criativamente na construção do património material e imaterial comum.
O que parece estar condenado a não passar de utopia encontra, em nosso entender, um espaço privilegiado de concretização no contexto da educação pela arte, e em especial numa linha de orientação centrada no fazer, na manualidade, na experimentação e no exercício do erro enquanto processo formativo e promotor de desenvolvimento individual, uma vez que potencia de modo surpreendente a melhoria de competências e conduz a vivências significativas.
Estendemos estes valores e convicções a todas as nossas áreas de intervenção, que incluem as artes
visuais, a performance, a escrita, a música, a mediação da leitura, as técnicas artesanais (serigrafia, gravura,
encadernação, marcenaria), mas também a literacia digital e a tecnologia.
Edição
Cada um dos nossos livros é cuidadosamente pensado e executado com amor e esmero. Entusiasma-nos o desenho da escrita e a escrita do desenho, e refinamos todos os aspectos que melhorem a relação do leitor com o livro. É um processo vagaroso, de aprendizagem e de descoberta. Por isso, publicamos pouco, um livro por ano, às vezes dois, às vezes nenhum. Mas orgulhamo-nos de cada um deles.
Serviços editoriais
Oferecemos os seguintes serviços editoriais:
- revisão e edição de texto;
- coordenação editorial;
- ilustração;
- paginação;
- design gráfico.
Use os nossos contactos, que estão no rodapé desta página.
Acção educativa
A nossa acção educativa estende-se a três áreas fundamentais:
A PALAVRA
– promoção da leitura, da construção de narrativas e da expressão escrita.
A Imagem
– aulas de desenho e de ilustração para idades dos 6 aos 106.
O OFÍCIO
– técnicas de artes gráficas;
– oficinas ambientais;
– trabalhos em madeira.
Para ficar a par de toda a nossa oferta, consulte a página da acção educativa, bem como o nosso calendário de actividades.
Pode ainda assinar a nossa newsletter mensal para saber sempre tudo sobre os nossos projectos e as nossas tramóias.
Oficina do Erro
Durante a Primavera e o Verão de 2016, recuperámos o mágico espaço que em tempos foi a livraria Bichinho de Conto na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Transformámos um espaço vazio e a cheirar a mofo num lugar com alma e com cheiro a palavras, papel e tinta. Veja aqui o vídeo da obra:
Qual Oficina from Qual Albatroz on Vimeo.
CV Qual Albatroz - Dezembro 2018-v1 (950 descarregamentos )
Marc Parchow
Manda-Chuva | Ilustrador
Nasci em Paris, no Verão quente de 1976, onde me sujeitei a uma elevada concentração de criatividade, que mais tarde me viria a prejudicar na escolha de emprego, tornando-me indiferente a uma carreira lucrativa como informático.
O meu ponto fraco é queijo com Nutella.(mais...)
José Carlos Dias
Manda-Chuva | Palavreiro
Gosto de ensinar, de palavras e de computadores, e vou dividindo a vida a tentar juntar estas três áreas. De quando em vez, escrevo poemas, contos e teatro (peças para o grupo de Varsóvia); traduzo poesia do espanhol e do polaco; e vou jogando um pouco aqui e um pouco ali.
(mais...)
Conceição Candeias
Porta-Estandarte | Revisora
Comecei a ser revisora por acidente, mas depressa descobri que antes de o ser já o era. Como, além de acertos, gosto de erros, de vez em quando também faço os meus, ensaiando duvidosas combinações de palavras, papel e tinta. Para fugir aos papéis, canto e faço tai-chi. Sou uma incorrigível maria-vai-com-o-marc. E vou tentando errar cada vez melhor... (mais...)
Emma Andreetti
Guardiã do Selo | Ilustradora
A Emma cresceu no campo com saudades do mar, o que a levou a estudar ilustração na Willem de Kooning Academy, em Roterdão – lugar onde descobriu que o mar ainda fica longe da cidade. Voou um ano para Nova Iorque, como estudante de Design da School of Visual Arts...
(mais...)
Mónica Di Eugenio
Veladoura das medidas | Arquitecta
A Monica é meio arquitecta, meio carpinteira e meio mediadora e ainda não percebeu que três meios fazem uma pessoa e meia. Depois de várias reviravoltas, decidiu que Lisboa seria a sua cidade. Além da Qual Albatroz, colabora com o Colectivo Warehouse, com o Espaço Azul e com a Oficina Fritta.
(mais...)