Alô, Albatrozes companheiros!
O começo do Verão apanhou a Qual Albatroz de calções… E não, ainda não estamos de férias! Na verdade, a indumentária está em perfeita consonância com a natureza do nosso ofício, porque continuamos a misturar histórias, desenhos e pessoas, e a meter a mão na massa da edição, ainda que com os pés enterrados na areia… Curioso? Pois aqui vai:
Desde o dia 10 de Junho que estamos a dinamizar para as Bibliotecas de Praia de Oeiras um conjunto de oficinas de Verão que vão prolongar-se até Agosto nas praias de Caxias, Paço de Arcos, Santo Amaro e Torre, em regime rotativo. Ao todo, vão ser 16 oficinas que visam a criação de um refrescante e divertido jornal comunitário, feito e distribuído na praia.
A meta é conseguirmos quatro publicações (uma por cada praia de Oeiras) do À Beira d’Água – o órgão de notícias feito por e para os banhistas.
Num ambiente de criatividade e descontracção, a Emma e o Marc dão instruções aos repórteres de praia para construírem mapas ilustrados que contam histórias de praia através de poemas e desenhos ao estilo de diário gráfico, que os leitores poderão mais tarde colorir.
Depois, a Qual Albatroz desenha-lhe uma capa catita, e temos o jornal concluído! A edição do À Beira d’Água vai ser de 200 exemplares e estará pronta a ser distribuída nas Bibliotecas de Praia de Oeiras.
As oficinas desenvolvem-se junto das Bibliotecas de Praia (unidades fixas que o município de Oeiras montou nas praias do concelho), destinam-se a todos os elementos da família (a partir dos 8 anos) e são inteiramente gratuitas. Por isso, pegue no fato de banho, no protector solar e nos chinelos e venha integrar a redacção do À Beira d’Água.
Neste início de Julho, a covid-19 continua a desafiar a nossa resiliência e a pôr em risco as actividades de tempos livres (ATL) que criámos com tanto amor e carinho para este Verão. Vamos estar atentos ao evoluir da situação pandémica, mas, para já, vamos manter as actividades planeadas. Acreditamos ter condições para manter a oferta educativa com a segurança devida, por isso vamos prosseguir com a programação de ATL que desenhámos para o mês de Julho.
A nossa aposta vai para «O Começo das Férias na Oficina do Erro», uma oficina em regime de ATL para gente miúda dos 10 aos 14 anos.
Durante uma semana, o mote serão as técnicas artesanais e a sustentabilidade. O desafio é construir um kit personalizado de praia através de diferentes técnicas de impressão artesanal, costura, tinturaria e encadernação, e conviver com a natureza de uma forma criativa.
No final, os participantes levam para casa um caderno, uma toalha de praia, um estojo e um saco de pano feitos pelas suas próprias mãos e decorados com desenhos da sua autoria.
Digam lá se isto não é um começo de férias em grande!
Quando? De 12 a 16 de Julho
Com quem? Marc Parchow e Emma Andreetti
Onde? Na Oficina do Erro
Por último, destacamos a oficina para os mais pequenotes «Vamos experimentar como artistas!», dinamizada pela Rita Luiz.
Num registo lúdico e criativo, as crianças vão «espreitar» para dentro da pintura de Henri Matisse e descobrir como ele usava as tintas, os riscadores e até o corpo para criar obras de arte. Inspirados por este artista, os pequenos pintores vão poder dar largas ao seu sentido plástico e criar as suas próprias obras!
Estão abertas as inscrições para todos os artistas aspirantes dos 3 aos 7 anos.
Quando? 17 de Julho
Com quem? Rita Luiz
Onde? Na Oficina do Erro
Mas há mais! Se ainda não tem programa para os longos dias de Verão, consulte a nossa programação para este mês. De certeza que encontrará alguma coisa à sua medida.
Um Julho com marulho!