Qual Albatroz - 10 anos a virar frangos

A Qual Albatroz faz 10 anos, e queremos festejar convosco!

José Actividades, Lançamento de livro, Livros feitos à mão, Novas, Palestra, Serigrafia Deixe um comentário

=================================
Inscreva-se já e junte-se à festa
=================================

Foi numa tarde de Setembro, corria o ano de 2007. Fazia sol e as pessoas sorriram-nos quando entrámos num já esquecido edifício, perto da Estrada de Benfica, para registar o nome da “Qual Albatroz” (o Marc foi ver os papéis e disse que era o Registo Nacional de Pessoas Colectivas). A possibilidade de o nome poder estar já tomado fazia correr um nervoso burburinho pelas nossas veias, mas bastaram 15 minutos para sairmos triunfantes, de papel carimbado na mão, e a transbordar de ideias para pôr a Qual Albatroz a trabalhar. E foi assim que tudo começou… 

Agora somos três, temos uma oficina e continuamos a fazer livros, ilustração e design, mas juntámos-lhes serigrafias, cantigas, jogos, workshops e outras coisas que nos dão prazer. O caminho faz-se caminhando, não é?, e nestes 10 anos aprendemos muito com o que fizemos. No fundo, errámos mais do que acertámos. Mas ainda bem. Primeiro, porque as lições dos erros são bem mais valiosas do que as dos acertos e, segundo, porque nunca quisemos, ou nunca conseguimos (não sabemos bem), perder a ingenuidade inicial que nos levou naquela tarde a Benfica, e que nos continua a cativar para muitas coisas diferentes – o que, sendo péssimo em questões de marketing e comunicação, nos dá um gozo e uma liberdade enormes. E isso é tão mais importante para nós.

Hoje, queremos continuar a explorar o ofício da impressão manual e o trabalho em madeira, mas, amanhã, quem sabe? Há tantas coisas belas que nos seduzem: a música, os pássaros, um jogo de computador. Qual deles virá a seguir? A resposta é simples: Qual Albatroz.

Temos, portanto, boas razões para comemorar esta década de existência com uma festa de arromba! Serão dois dias de actividade frenética, com oficinas em torno da edição artesanal e de algumas das técnicas que ela envolve, coroados pelo lançamento de um livro feito à mão. Para estas oficinas, convidámos pessoas que fomos conhecendo ao longo dos anos e cujo trabalho admiramos.

Queremos que esta seja uma grande festa, um encontro de amigos, mais uma partilha como aquelas que definem a essência da Qual Albatroz.

Venham daí até à Oficina do Erro! E lembrem-se: Vai haver bolo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *